Apresentação

MUNDO DAS FORMAS

Os breves ensaios publicados nesta página não têm a pretensão de dar conta da totalidade extensiva dos textos ou obras em geral. Insistem, ao contrário, na análise micrológica de elementos que dão sinal do todo, revelando suas implicações. Em vez de projetar um esquema exterior ou visão de mundo estática no objeto analisado, a ideia maior aqui é retirar de um texto literário ou obra de cultura (cinema, música, pintura, arquitetura…) o conteúdo sedimentado em sua forma. Não só o nervo do tempo, mas quiçá o novo, as pistas que o ultrapassam, anunciando um devir.

Mundo das formas: as formas aqui aludidas remetem tanto às do próprio objeto como à forma da microanálise, do pequeno texto ensaístico que permite mirar o todo a partir da interpretação intensiva do detalhe particular. Uma forma leva a um contexto e a um conjunto de sentidos. A nossa aposta é que com economia de conceitos e referências, ganha-se agilidade na leitura, contundência e força crítica.

Pretendemos juntar análises nossas e de outros colaboradores interessados na crítica da cultura, da arte e especialmente da literatura, sempre em busca do confronto com o seu respectivo processo social.

Caso deseje participar e contribuir com algum texto segundo esse modelo, entre em contato pelo e-mail do site para ajudar-nos a construí-lo.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora